Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cadê Dona Maria?

Nós precisamos de um coletivo feminista! E com a intenção de unir outras "cabeças pensantes" que se identificam com o tema estamos aqui: Dona Coletivo. O blog é nossa primeira expressão, para debate e mobilização. Assim, juntxs, precisamos falar da nossa realidade local, realizar atividades para nossas mulheres e assim sermos significativas.

"Dona" é um vocativo de respeito para as mulheres. Pesquisando um pouquinho mais temos: 
Dona vem do latim domina.ae: "proprietária, mulher, senhora, esposa". É o feminino de dominus: "proprietário, possuidor, senhor de casa, habitação, família, pátria". Também usado como forma de tratamento formal. Relatos históricos: 960 domna, XIII dona como título honorífico, XIV donna "senhora, dama, proprietária".


Cotidianamente, usamos essa expressão tantas vezes! Por regionalismo nosso, usamos genericamente e com frequência o "Dona Maria", mas quem já havia refletivo que dona é posse e ser dona de si é perfeito!!

Para que outrxs possam ter a oportunidade de vislumbrar as possibilidades de ser dona - de suas escolhas, de seu corpo, de suas opiniões - autonomia e empoderamento das mulheres, que é tão importante para uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário