Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

16 Dias de Ativismo


A campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo faz parte do calendário atual feminista de mais de 160 países, dentre eles o Brasil. Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a Campanha tem início hoje, dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. 


A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991 e trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.





 No Acre, o governo aderiu a corrente em 2001 e, este ano, pretende envolver mais os estudantes universitários nesse processo de mudança de pensamento das relações de gênero e descontração da cultura do machismo. Durante a campanha, a SEPMulheres e a Ufac promoverão oficinas para os parceiros das redes especializadas de Atendimento e Proteção às Vítimas de Violência de Rio Branco (Reviva) e Cruzeiro do Sul (Reviver), com a temática voltada para o Feminismo e as Relações Socais de Gênero, aprofundando o assunto para onde começa o ciclo da violência.

Aqui no blog já fizemos vários posts sobre notícias locais de violência contra as mulheres. Porque muitas vezes é preciso entender que o problema não está distante, por isso precisamos lutar e muitas de nós precisamos do feminismo, como exemplo esse que aconteceu essa semana:
  • Em Brasiléia, marido enciumado fura o bumbum da esposa com faca: Confira aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário