Nas redes sociais, o Ministério da Saúde está divulgando uma campanha muito importante, que é abraçada pelos 16 Dias de Ativismo: Dia Mundial de Luta Contra a Aids!
|
Divulgação online, que tá lá no Dona tb :)
A divulgação tem o seguinte destaque: Tem coisas que é melhor saber o quanto antes. Com a aids é assim. Apesar de ainda não ter cura, tem tratamento garantido pelo SUS. Descobrindo o vírus a tempo de se cuidar você pode viver com mais qualidade. Para viver melhor é preciso saber! E o interessante é que nesse ano, eles focaram nas mulheres. E obviamente é porque o número de casos de Aids entre as mulheres tem aumentado muito. Das estimativas de 42 milhões de pessoas com HIV positivo, há uma estimativa de que 50% sejam mulheres e que essa proporção deva aumentar. |
E acredita-se que o número tem crescido entre mulheres, devido:
- Haver alguma lesão vaginal, geralmente interna, que pode passar despercebida e ser local para se contaminar;
- O esperma contaminado tem mais vírus que a secreção vaginal de uma mulher soropositivo;
- O grupo que mais preocupa hoje é o de mulheres com mais de 30 anos, casadas e que não usa preservativo. Outro grupo é o de mulheres com mais de 30 com namorados “fixos”. Uma parcela grande dessas mulheres só descobre que é HIV positivo quando a doença já manifestou-se no parceiro.
O número de 42 milhões é assustador e vale a pena reforçar essa campanha entre as donas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário